Este fim de semana estive em Foz do Iguaçu. Morei ali dos doze aos trinta e nove anos - com períodos em outros lugares (um ano para o terceirão em Goiânia, universidade em Curitiba, outro período em Curitiba), e como todo mundo, ia ao Paraguai fazer compras, principalmente antes do natal - mas não era algo que eu gostasse muito. De verdade, embora pareça mentira. Nós, que morávamos na fronteira, logo que o Paraguai "bombou" como "centro de compras", tínhamos grande receio de adquirir principalmente eletrônicos ali. O que não impedia, claro, de comprar brinquedos para as crianças, papelaria... mas aí eu me mudei, e o que era "logo ali", depois da ponte, ficou muito longe. E cada vez que voltava a Foz, me perdia indo ao Paraguai: perfumes, bolsas, lenços, coisas para casa, brinquedos, alguns eletrônesticos me faziam praticamente "pirar" num frenesi de consumo para mim e para presentes.
Desta vez fui a Foz pela empresa - três dias de confraternização de agências que atingiram, no primeiro semestre, as metas. Foi tudo de bom. Olga, minha gerente, estava comigo e não conhecia. Ciceroneando-a, voltei às cataratas, coisa que não fazia há uns doze anos, no mínimo. Fui à Argentina. E claro, ao Paraguai (tinha algumas encomendas). E fora uma barra de chocolate que comprei pra mim, comprei exatamente o que constava na lista de encomendas. Nossa! Nem eu mesma acreditava conseguir, tenho que ser honesta. Mas o melhor, o melhor de tudo, é que não surtei com desejos irreprimíveis de consumo.
Acho que é inclusive por isto que não tenho postado aqui amiúde - por causa da sensação de "normalidade" que já sinto por não comprar.
Ainda assim, estou tentando me organizar para não deixar a sensação de abandono por aqui, ok? Porque na verdade, não abandonei. Só ando meio ausente.
=D
3 comentários:
Lu,
Parabéns! Eu acredito que está se tornando muito normal não comprar, tanto quanto era normal comprar! Já nem penso muito em compras.
Estive pensando nas pessoas que estão no desafio e moram em Curitiba, que tal se marcássemos um encontro no final de tarde para colocar a conversa em dia pessoalmente?
Tenho que ir para Curitiba e estarei disponível tanto no dia 06 como no dia 07 de outubro. O que vc acha?
Vou deixar este recado para a Marina também.
Bjs
Lu, cadê você mulher???estou preocupada e com saudades , muitas saudades de ler seus posts...
Beijos
Nunca fui ao Paraguai, tenho um certa curiosidade, quem sabe um dia, agora sobre o consumo, tem q ser trabalhado aos poucos, tento nao ser, mas é duro, pois aqui em casa as coisas ainda estao cruas, e quero deixa bem legal, e ai compro aqui, compro ali, mas procuro comprar o que realemnte vou usar e penso se preciso mesmo das coisas q estou comprando, estes dias vi um comentario no face adorei, vou ver se acho para postar no eu blog, bjos e tenha um otimo final de semana...
Debys!!!
Postar um comentário